ASSINE
search button

'The New Yorker': 'Brexit' pode causar período de profunda incerteza econômica no U.K.

No cenário menos negativo, as previsões incluem mais 520 mil desempregados

Compartilhar

O jornal norte-americano The New Yorker, publicou nesta terça-feira (24) uma matéria sobre o relatório divulgado pelo Ministério das Finanças com relação ao referendo de 23 de junho, destinado a votação da permanência ou saída do Reino Unido na União Europeia.

A reportagem conta que o relatório declara que se o Reino Unido deixar a União Europeia irá mergulhar a economia britânica em uma enorme recessão. O relatório diz que, no caso do "Brexit" ser aprovado, a taxa de desemprego deve aumentar muito, assim como os preços das casas. O mercado de ações, e o valor da libra esterlina seriam duramente atingidos, alerta o relatório, de acordo com o texto do The New Yorker. 

Para enfatizar esta mensagem, o Tesouro registrou uma grande manchete na página principal de seu Web site: " A economia do Reino Unido irá cair em recessão, se a Grã-Bretanha deixar a UE". Detalhe: a palavra "recessão" foi escrita em vermelho, com letras maiúsculas.

Até a campanha do "ficar" na União Europeia considerou exageradas as previsões do Ministério das Finanças, que apontam para a perda de mais de 520 mil empregos em dois anos.

"A um mês do referendo, os britânicos devem questionar-se: podemos conscientemente votar numa recessão?" A pergunta foi lançada pelo ministro das Finanças britânico, George Osborne, depois de divulgar as previsões econômicas de curto prazo para o Reino Unido caso o brexit seja aprovado em 23 de junho. 

No cenário menos negativo, as previsões incluem mais 520 mil desempregados, um PIB 3,6% inferior ao esperado e uma inflação 2,3% superior, acrescenta o The New Yorker. 

David Cameron, que esteve ao lado de Osborne, disse que votar para sair da UE seria jogar ao vento toda a recuperação econômica. "Seria como sobreviver à queda e depois correr novamente para a beira do precipício. É uma opção de autodestruição", avisou.