ASSINE
search button

Eurogrupo libera nova parcela de ajuda à Grécia

Grupo autorizou resgate de 10,3 bilhões de euros

Compartilhar

Os ministros de Finanças do Eurogrupo aprovaram nesta quarta-feira, dia 25, mais uma parcela do terceiro pacote de ajuda financeira à Grécia, orçada em 10,3 bilhões de euros.

    A informação foi divulgada pelo líder do grupo, Jeroen Dijsselbloem, após uma reunião que durou cerca de 11 horas.

    O desembolso será dividido em parcelas, sendo que a primeira, de 7,5 bilhões de euros, chegará às autoridades de Atenas em junho.

    A segunda, de 2,8 bilhões de euros, será disponibilizada após a Grécia cumprir alguns compromissos assumidos.

    O governo do premier Alexis Tsipras terá que apresentar um "mecanismo fiscal de contingência", "caso se materialize um cenário mais adverso". Ainda de acordo com Dijsselbloem, o Fundo Monetário Internacional (FMI) deve participar do terceiro programa de resgate, apesar de ter se afastado da iniciativa desde julho.

    Autoridades do organismo acreditam, no entanto, que o novo empréstimo pode não ser suficiente para salvar a economia grega e talvez seja necessário um alívio da dívida. A ajuda foi concedida após, no último domingo, o Parlamento grego aprovar um novo pacote de medidas de austeridade, que inclui uma série de impostos, assim como a criação de um fundo de privatização, como exigido pelos credores. (ANSA)