ASSINE
search button

Gerdau tem lucro líquido 95% menor no 1º trimestre do ano

Siderúrgica alegou que houve "redução no resultado operacional"

Compartilhar

A Gerdau teve lucro líquido 94,8% menor no primeiro trimestre deste ano, o equivalente a R$ 14 milhões, no comparativo com o mesmo período do ano passado. A siderúrgica divulgou o balanço financeiro nesta quarta-feira (4).

O menor resultado operacional no período justifica a redução no lucro da companhia. No entanto, o montante verificado neste ano representa uma melhora em relação aos últimos três meses de 2015. 

O lucro líquido registrado no primeiro trimestre de 2016 representou evolução frente ao quarto trimestre de 2015, quando a Gerdau contabilizou um resultado líquido negativo ajustado de R$ 41 milhões, desconsiderando os itens não-recorrentes.

"Em relação ao primeiro trimestre de 2015, os destaques foram a expansão de 40% no EBITDA da Operação da América do Norte (inclui usinas de aços longos nos Estados Unidos, Canadá e México) e de 44% da Operação América do Sul (exceto Brasil)", informou a Gerdau.

De janeiro a março, os mercados atendidos tiveram recuo nas vendas, com exceção da América do Norte. No Brasil, a redução na comercialização para o mercado interno foi 28% menor sobre um ano antes. Já de outubro a dezembro de 2015, o volume consolidado de vendas apresenta estabilidade com comportamentos distintos em diferentes frentes de negociação.  

Já a produção de aço bruto aumentou na comparação ao último trimestre do ano passado. O crescimento foi motivado pela recomposição de estoques nas operações de negócio.