ASSINE
search button

'WSJ': Empresário australiano diz que criou a bitcoin

Compartilhar

Matéria publicada nesta terça-feira (3) no The Wall Street Journal, conta que Craig Wright, um empresário australiano, disse ontem que ele é Satoshi Nakamoto, o pseudônimo do misterioso criador da moeda virtual bitcoin, são a mesma pessoa. 

Segundo o Journal, Wright, um cientista da computação e empreendedor cujo nome foi tema de meses de especulação sobre a origem do sistema de moeda digital, fez a alegação durante entrevistas dadas à rede BBC, à revista “The Economist” e às publicações da revista “GQ”. Ele também sugeriu algo semelhante em um blog.

A afirmação é difícil de ser confirmada. O blog parece apresentar arquivos com representações de assinaturas digitais que ligam Wright a Satoshi. O sistema da bitcoin emprega um tipo de criptografia que envolve pares de chaves digitais “públicas” e “privadas”, e uma pessoa que possuísse chaves privadas associadas às chaves públicas usadas por Satoshi estaria numa boa posição para alegar que é o criador da moeda. Assinaturas digitais podem provar a posse de uma chave privada, diz o texto do jornal norte-americano.

Wright forneceu provas técnicas de que é o criador, relatou a BBC, que teve acesso ao empresário antes da publicação no blog.

Wright disse que planeja divulgar dados que permitiria a outros verificar criptograficamente que ele é, de fato, Satoshi Nakamoto.

Se confirmada, a revelação encerraria um debate de anos sobre a identidade do inventor da moeda, o qual teria uma quantia considerável das primeiras bitcoins, dizem especialistas.

A pessoa, ou pessoas, que usa o nome de Satoshi Nakamoto parou de se comunicar com a comunidade da bitcoin em 2011. Inúmeras tentativas já foram feitas para descobrir sua identidade, mas nenhuma produziu provas conclusivas.