ASSINE
search button

'Washington Post': Grã-Bretanha flerta com insanidade econômica

Compartilhar

Matéria publicada nesta terça-feira (3) no Washington Post, fala sobre a questão econômica da Grã-Bretanha, com relação a votação sobre sua saída da União Européia.

O jornal compara a situação do 'Brexit' com um suicídio. No dia 23 de junho, o Reino Unido vai votar para decidir se sai ou não da União Europeia, bloco econômico com 28 países, uma população de 508 milhões e um produto interno bruto de quase US $ 17 trilhões. Para o WP, sair da União Européia seria um ato de insanidade nacional.

O jornal destaca que a dois meses do referendo que decidirá sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (EU), a campanha contra o “Brexit” ganhou um reforço de peso. Em visita ao primeiro-ministro britânico, David Cameron, em Londres na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, entrou em campanha aberta pelo sim – numa interferência indevida, segundo os partidários do não. 

A saída do Reino Unido poderia ser um precedente perigoso para uma desintegração da União Europeia num momento-chave da história do continente, que passa pela maior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial. Em outros países, partidos nacionalistas e, não raro, xenófobos, como a Frente Nacional, de extrema-direita da França, têm acompanhado o debate de perto na esperança de que possam dar início a campanhas semelhantes. Além disso, finaliza o Post, se o “Brexit” vencer nas urnas, os britânicos terão que lidar com um antigo problema: a ameaça de independência dos escoceses. Sob novas condições, os nacionalistas escoceses, que perderam o plebiscito em 2014, já avisaram que uma nova consulta popular deveria ser marcada.