ASSINE
search button

Fim de Schengen pode custar 18 bilhões de euros por ano

Acordo permite atualmente a livre circulação entre países da UE

Compartilhar

Uma possível suspensão do Tratado de Schengen, com reintroduções dos sistemas de controle de fronteira na União Europeia, geraria um gasto extra de cinco a 18 bilhões de euros ao ano para o bloco, de acordo com estimativas da Comissão Europeia apresentadas nesta terça-feira (3). 

O Tratado de Schengen, que regulamenta a livre circulação pela zona da UE, tem sido questionado desde o ano passado devido à crise de imigração que atinge o continente. Alguns países que são porta de entrada de refugiados defendiam a limitação da passagem pelas fronteiras europeias para conter o fluxo de imigrantes, que já é o maior desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Em um evento na Universidade de La Sapienza sobre o futuro da UE, o ministro da Economia da Itália, Pier Carlo Padoan, afirmou hoje que uma suspensão do acordo "é mais perigosa para o bloco do que a crise" econômica dos últimos anos. Por sua vez, o comissário europeu Dimitris Avramopoulos garantiu, em entrevista à ANSA, que o Tratado de Schengen "não está morrendo". "Pelo contrário, a Comissão Europeia está fazendo de tudo para restaurá-lo e trazê-lo à normalidade. Mas, para ir adiante, precisamos tomar passos intermediários. O que queremos atingir não acontece do dia para a noite, e sim com um processo gradual", afirmou Avramopoulos.

    No mês passado, a Áustria anunciou a construção de uma barreira na passagem de Brennero, na fronteira com a Itália, para conter a entrada de imigrantes ilegais. A medida gerou críticas da UE e de organizações de direitos humanos. Atualmente, 30 países assinam o Acordo Schengen, sendo todos os membros da União Europeia (com exceção de Irlanda e Reino Unido) e três nações que não fazem parte do bloco (Islândia, Noruega e Suíça). Liechtenstein, Bulgária, Romênia e Chipre estão em fase de implementação do tratado. (ANSA)