ASSINE
search button

'WSJ': Método de cálculo do PIB levanta dúvida sobre crescimento da Índia

Compartilhar

Matéria publicada nesta segunda-feira (2) no The Wall Street Journal, analisa que a economia da Índia se expandiu 7,3% no ano passado, superando a de todos os outros grandes países, inclusive a China, pela primeira vez em quase 20 anos. Mas, como é o caso da maioria dos países em desenvolvimento, onde as estatísticas oficiais podem ser perigosas mesmo quando não estão mostrando o melhor crescimento do mundo, a economia indiana não é fácil de ser calculada. A maioria das empresas são minúsculas e não possuem registro, e a maioria dos trabalhadores são informais. As escassas pesquisas do governo representam apenas a melhor estimativa do valor agregado por oficinas de fundo de quintal, mercados de rua e outros nichos da economia que lidam com dinheiro vivo. Assim, apesar de o cálculo do produto interno bruto da Índia não ser considerado politicamente manipulável como o da China, ele deve ser visto com ressalvas.

O PIB da Índia, “muito mais que nas outras economias, é mais uma estimativa do que uma medida”, diz Neelkanth Mishra, economista do banco suíço Credit Suisse em Mumbai.

Segundo a reportagem, as incertezas em torno do PIB indiano apresentam desafios para analistas e formuladores de políticas — e simplesmente confundem alguns deles. O banco central do país, percebendo que a economia está funcionando num ritmo menos impetuoso, apesar das estatísticas de crescimento, cortou sua taxa referencial de juros cinco vezes desde o início de 2015.

O Journal fala que uma razão para a imprecisão dos dados pode ser encontrada na rua Lal Bazar, uma via movimentada no coração de Calcutá, a antiga capital colonial do país, compartilhada por negócios como vendedores de chá, digitadores por encomenda e uma loja de cítaras. No interior de edifícios comerciais deteriorados que margeiam a via em todas as direções estão centenas de endereços usados para registrar empresas de fachada criadas quase que exclusivamente para evadir impostos, dizem as autoridades.