ASSINE
search button

Bovespa recua motivada por cenário político e setor bancário

Dólar abriu o mês em alta, a R$ 3,49

Compartilhar

O ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), encerrou em baixa nesta segunda-feira (2). O panorama político e as notícias sobre a recuperação judicial da Sete Brasil influenciaram o humor de investidores.

No fechamento, a bolsa brasileira registrou desvalorização de 0,65%, aos 53.561 pontos. 

A crise financeira envolvendo a Sete Brasil, empresa criada para fornecer sondas para exploração da camada do pré-sal para a Petrobras, repercutiram nos papeis do setor bancário, uma vez que grandes bancos possuem negócios e são investidores diretos da companhia.

Em relação ao cenário político, analistas apontam que o mercado esteve de olho na Comissão Especial de Impeachment do Senado Federal, que ouviu, durante o dia, juristas favoráveis à saída da presidente Dilma Rousseff.

Dólar avança nesta sessão

O dólar fechou as primeiras negociações do mês em alta, após o governo federal subir para 1,1% IOF para compra de dólar em espécie. O quadro político continuou como uma das atenções de investidores.

A moeda norte-americana teve valorização de 1,45%, vendida a R$ 3,4900. No acumulado, o dólar tem recuo de 11% perante o real.

Bolsas asiáticas recuam com Tóquio na liderança das perdas

O principal índice financeiro do Japão teve forte perda nesta segunda-feira (2) influenciando outras bolsas asiáticas, em um dia de ausência da China, Hong Kong e Taiwan nos negócios devido a feriado local. O mercado ainda responde à decisão do Banco do Japão (BoJ) da semana passada, de manter a política monetária inalterada, o que têm garantido uma valorização do iene que prejudica os negócios japoneses.

O mercado também respondeu aos dados da China divulgados no último sábado (30). O índice de gerentes de compras oficial da indústria chinesa foi de 50,2 em março para 50,1 em abril -- contra a projeção de alta de analistas.

O Nikkei, em Tóquio, recuou 3,11%, aos 16.147,38 pontos, após a perda de 5,2% da última semana com a alta valorização do iene. O mercado japonês fica fechado entre esta terça-feira (3) e quinta-feira (5), devido a feriado local. 

Na Coreia do Sul, o Kospi recuou 0,80%, aos 1.978,15 pontos. O filipino PSEi registrou queda de 1,47%, aos 7.053,88 pontos.

Bolsas europeias fecham em direções opostas

As bolsas europeias fecharam em direções divergentes nesta segunda-feira (2), após fortes quedas na véspera. O destaque positivo ficou por conta das ações alemãs, impulsionadas pelos segmentos farmacêutico e de resseguros. Por outro lado, os papeis do setor bancário na Itália caíram, já que as últimas medidas do governo para lidar com o alto volume de empréstimos inadimplentes não obtiveram sucesso. 

O índice das principais ações europeias, FTSEurofirst 300, recuou 0,03%, a 1.342 pontos, enquanto o Euro Stoxx 50 avançou 0,14%, a 3.032 pontos. 

Em Londres, o índice Financial Times não abriu para negócios. Já em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,84%, a 10.123 pontos. O índice CAC-40, de Paris, ganhou 0,31%, a 4.442 pontos, enquanto em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,97%, a 18.420 pontos. O índice Ibex-35, de Madri, registrou baixa de 0,04%, a 9.022 pontos, e em Lisboa, o PSI20 teve valorização de 0,67%, a 5.086 pontos.