ASSINE
search button

Copom mantém taxa de juros em 14,25% ao ano 

Taxa Selic não é alterada desde setembro do ano passado 

Compartilhar

Em decisão unânime, tomada em reunião nesta quarta-feira (27), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central optou por manter novamente os juros básicos da economia estáveis em 14,25% ao ano, que já é o maior patamar em quase dez anos.

Essa foi a sexta manutenção consecutiva dos juros pelo BC, que parou de elevar a taxa Selic em setembro do ano passado. A decisão confirmou a expectativa dos economistas do mercado financeiro, para quem a manutenção dos juros básicos era tida como praticamente certa. 

Ao subir os juros ou mantê-los elevados, o BC encarece o crédito e reduz o consumo no país, freando assim a inflação. Por outro lado, os juros altos prejudicam o nível de atividade da economia brasileira e, principalmente, a geração de empregos.

O BC tem informado que buscará "circunscrever" o IPCA aos limites estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 2016 (ou seja, trazer a taxa para um patamar abaixo de 6,5%) e, também, fazer convergir a inflação para a meta central de 4,5%, em 2017.