ASSINE
search button

'Financial Times': Banco Central da Suíça elimina taxa de câmbio mínima

Compartilhar

Matéria publicada nesta sexta-feira (12) no Financial Times, por Richard Milne, conta que o Banco Central da Suíça eliminou nesta quinta-feira (11) a taxa de câmbio mínima de 1,20 euro por franco suíço, ao mesmo tempo em que reduziu a taxa de depósitos de -0,25% para -0,75%. 

A reportagem fala que a autoridade monetária do país também levou a faixa-alvo da taxa Libor de três meses para terreno ainda mais negativo, entre -1,25% e -0,25%. Antes, o intervalo era de -0,75% a 0,25%. Em comunicado ao mercado, o SNB afirma que a "sobrevalorização do franco suíço diminuiu como um todo desde a introdução da taxa de câmbio mínima", o que motivou a decisão de descartar a medida. 

A taxa, que foi introduzida em período de excepcional sobrevalorização do franco suíço e grande nível de incerteza nos mercados financeiros, tinha por objetivo proteger a economia do país. O BC suíço cita que passou a haver divergências entre as políticas monetárias e as principais moedas, em "tendência que deve se tornar ainda mais pronunciada". A autoridade monetária se refere à desvalorização do euro em relação ao dólar, levando o franco suíço a se depreciar ante à divisa norte-americana por conseqüência. 

O banco central considera que o franco suíço segue sobrevalorizado e não descarta futuras intervenções no mercado de câmbio. Como conseqüência da decisão do SNB, o euro e o dólar se desvalorizaram fortemente ante o franco suíço.