ASSINE
search button

'Financial Times': Diretora do Fed adverte que turbulência global poderá afetar o crescimento

Janet Yellen disse que o FEd não acha necessário reverter o curso e reduzir as taxas

Compartilhar

Matéria publicada nesta quinta-feira (11) no Financial Times, por Sam Fleming, conta que diretora do Fed admitiu que a persistente turbulência do mercado financeiro global pode diminuir o crescimento dos EUA e o ritmo de contratação das empresas, sinalizando que um segundo aumento da taxa de juros pelo banco central torna-se menos provável a curto prazo.

Segundo a reportagem, Janet Yellen disse que a economia dos Estados Unidos estava passando por um momento de progresso contínuo, mas ela apontou para os riscos mais elevados da China e disse que as condições financeiras se tornaram "menos favoráveis" com relação ao crescimento dos EUA, citando a recente queda nos preços das ações, custos de crédito mais elevados e elevação do dólar.

"Estes desenvolvimentos, se provarem ser persistentes, poderiam pesar sobre as perspectivas das atividades econômicas e do mercado de trabalho, apesar do declínios nas taxas de juros de longo prazo e dos preços do petróleo fornecerem alguma compensação", disse ela em comunicado à Comissão de Serviços Financeiros da Câmara.

Apesar do aparente desânimo, Yellen não recuou sobre sua política de sinalização quanto ao aumento "gradual" das taxas de juros, argumentando que as contratações continuam e os ganhos salariais devem apoiar a economia enquanto as políticas monetárias de estímulo exterior devem dar suporte ao crescimento mundial. Ela não discutiu explicitamente o que pode acontecer na próxima reunião do Fed nos dias 15 e 16 de março.

No entanto, em uma cautelosa avaliação, a diretora do Fed citou em riscos globais e destacou a China como um fator de risco central. Os indicadores recentes não sugerem uma desaceleração acentuada do crescimento chinês, mas as quedas no valor da moeda do país podem gerar "incerteza sobre a política cambial da China e as perspectivas para a economia", disse ela.

Pressionada sobre as implicações econômicas com a recente turbulência, a Sra Yellen disse que ela não queria tirar conclusões precipitadas. "Nós ainda não vimos uma queda acentuada do crescimento global ou nos EUA", disse ela. No entanto: "Nós reconhecemos que a evolução do mercado global está em observação."

Sra Yellen disse que o FEd não acha necessário reverter o curso e reduzir as taxas. "Dito isso, a política monetária não é em um curso pré-definido", acrescentou.