ASSINE
search button

'NYT': Produção global subiu ou caiu no último ano?

Tudo depende da metodologia para medir o índice

Compartilhar

Matéria publicada nesta terça-feira (9) no The New York Times, por Danny Hakim, questiona se a produção global caiu ou aumentou no ano passado. A reportagem argumenta que tudo depende de qual moeda que você usa para medir a economia. 

Em dólares, o crescimento global registrou a primeira queda desde o fim da crise financeira de 2008, com redução de quase 5 por cento, indo de US $ 77,3 trilhões para US $ 73,5 trilhões. Isso é em grande parte por causa da valorização do dólar, que torna a saída de países com moedas mais fracas parecem menores quando medida em dólares.

Mas se contarmos em euros, o crescimento aumentou 13,6 por cento. A solução do Fundo Monetário Internacional para este problema é a utilização de uma fórmula envolvendo igualdade de poder aquisitivo ou P.P.P., que ajusta para o valor relativo das moedas o seu poder de compra. Segundo o FMI, a produção mundial cresceu 3,1 por cento no ano passado. A diretora do Fundo Monetário Internacional  tem defendido a sua metodologia depois que seus números foram criticados como excessivamente otimistas. Talvez para explicar a sua abordagem, um porta-voz do FMI disse que a medida visa uma " maior estabilidade das taxas de câmbio reais implícitas".

O Banco Mundial, que usa uma metodologia diferente, disse que a produção global cresceu 2,4 por cento no ano passado. Alguns acham que os valores em dólares não devem ser ignorados."Pode-se imaginar o que os investidores diriam se a Exxon Mobil anunciasse que estava tudo bem na indústria do petróleo, se as suas receitas fossem calculadas em euros ou rublos?", Disse Paul Hodges, presidente da International eChem, uma empresa de consultoria de Londres.

 "A maioria das pessoas acredita que o valor do dólar G.D.P. mundial é um indicador extremamente importante da saúde da economia global ".

Diane Coyle, professora de economia na Universidade de Manchester e autora de um livro chamado "PIB: Uma História Breve mas Carinhosa", disse que o desempenho em dólares é "simbólico", mas também pode ter consequências psicológicas. 

Ela citou o exemplo de como a Nigéria tornou-se a maior economia da África simplesmente mudando a maneira como calcula o produto interno bruto. 

"É lamentável que temos esse declínio no dólar nominal G.D.P. num momento em que parece que a economia mundial pode estar se acalmando um pouco ", disse ela.

Há maneiras de animar. Tente medir em rublos.