ASSINE
search button

Mercado japonês fecha em queda de 2,3%

Compartilhar

O índice Nikkei, o principal do Japão, caiu 2,31%, fechando o pregão desta quarta-feira (10) a 15.713,39 pontos. O índice ficou abaixo de 16 mil pontos pela primeira vez em quase 15 meses. 

Na véspera, o recuo foi de 5,4%, a maior em quase três anos, desde meados de 2013. A perda foi de mais de 800 pontos. Somando os dois dias de queda, o mercado perdeu o mercado perdeu seus ganhos acumulados de um ano e meio.

Investidores japoneses estão atentos à valorização do iene frente ao dólar e ao euro. Esse cenário torna as exportações do país menos competitivas.

O ministro da Economia japonês, Nobuteru Ishihara, responsabilizou o mercado norte-americano e os problemas financeiros da Europa pela instabilidade da bolsa japonesa.

As ações em Sidney também fecharam em baixa. O índice S&P/ASX 200 teve recuo de 1,17%. 

Economistas avaliam que a baixa nas bolsas globais é influenciada pelo pessimismo dos investidores sobre a possibilidade de recessão, e sobretudo, com relação à desaceleração dos Estados Unidos e China. Investidores também estão apreensivos a baixa perspectiva de crescimento econômico da mineração e do sistema bancário. 

Por causa do Ano Novo Lunar, as bolsas de Xangai e Hong Kong ficaram fechadas.