ASSINE
search button

'Les Echos': Alerta sobre a exportação de vinhos franceses

Em quinze anos, as exportações francesas caíram 44% e  perderam um terço de seu valor

Compartilhar

Matéria publicada nesta quarta-feira (10) no Les Echos, conta que o volume das exportações de vinhos tradicionais caiu acentuadamente em 2015, na França. 

Segundo a reportagem, os dois vencedores do ano foram o champanhe e o conhaque. Toda a indústria viu suas receitas impulsionadas pelo euro fraco. Após dois anos consecutivos de queda, as exportações de vinhos e bebidas destiladas atingiu seu recorde em 2015, movimentando  11,7 bilhões de euros. 

Atualmente, com um saldo na balança comercial de 10,4 bilhões de euros, o setor recupera o seu segundo lugar, atrás da indústria de aeronaves. 

"Na França, a venda de  vinhos e bebidas destiladas equivale a 128 airbus", diz Christophe Navarre, Presidente dos CFTs (Federation of Wine and Spirits). A depreciação do euro face ao dólar, à libra e ao yuan, certamente afetou comércio exterior. 

No entanto, a pontuação dos vinhos tradicionais (excluindo champanhe) é preocupante, apresentando um declínio de 5,2%. 

"A França continua perdendo mercado. Pelo terceiro ano consecutivo o volume de vendas diminuiu", disse Christophe Navarre. 

No ano passado, as exportações caíram mais de 18% na Alemanha e 6% para o Reino Unido. Em quinze anos, as exportações francesas caíram 44% em volume e perdeu um terço de seu valor de acordo com dados dos CFTs.