ASSINE
search button

'El País': Mais pessimista, Yellen fala sobre a crise nos EUA e aumento das taxas

Presidente do Fed diz que economia está mais sensível à volatilidade do mercado

Compartilhar

Matéria publicada nesta quarta-feira (10) no El País, conta que a diretora do Fed, Janet Yellen, após  55 dias em silêncio fez um discurso mais pessimista com relação á sua última aparição, em dezembro de 2015. A última vez que ele apareceu em público foi na coletiva de imprensa após a decisão de aumentar as taxas pela primeira vez em nove anos e meio. 

A reportagem lembra que a situação em 16 de dezembro era muito diferente. O preço do petróleo continuou a cair desde então e está sendo negociado abaixo de US $ 30 o barril. O Dow Jones, entretanto, manteve seus 1.700 pontos.

Em discurso no congresso, a diretora do Federal Reserve, Janet Yellen, falou que o aperto das condições financeiras provocado pela queda dos preços das ações, as incertezas sobre a China e a reavaliação global dos riscos de crédito podem afastar a economia dos Estados Unidos de uma trajetória que seria sólida. 

A diretora do Fed combinou uma visão cautelosa da política monetária adotada pelo banco central norte-americano com um reconhecimento de que os riscos vêm se intensificando, mas há bons motivos para acreditar que os EUA permanecerão em uma trajetória de crescimento moderado que permitirá ao Fed perseguir ajustes "graduais" à política monetária.

Texto traduzido e baseado em matéria do jornal El País. Para acessar na íntegra, clique no link abaixo:

https://economia.elpais.com/economia/2016/02/10/actualidad/1455108860_199837.html