ASSINE
search button

'The Guardian': Segundo dia de turbulência nos mercados mundiais

Ações europeias, particularmente os bancos, seguem tendência dos mercados asiáticos 

Compartilhar

Matéria publicada nesta terça-feira (9) no The Guardian, analisa que as ações europeias, particularmente os bancos, estão seguindo a tendência dos mercados asiáticos, que permanecem em queda desde o início de 2016. 

O setor bancário da Europa perdeu um quarto de seu valor este ano, como os temores de uma possível recessão global e a instabilidade do mercado.

Segundo a reportagem, o pânico atingiu os mercados acionários globais pelo segundo dia consecutivo conforme as ações na Ásia e Europa despencaram, refletindo os temores de que a economia global está caminhando para uma recessão.

O Nikkei do Japão caiu 5,5%, a maior queda diária em três anos. Nervosismo com a possível recessão afetou outros mercados asiáticos e causou queda de 2,8% no S & P / ASX 200 Australia.

O mercado de ações de Londres atingiu seu nível mais baixo desde julho de 2012, após uma queda de 5% no Japão durante a noite de segunda (8).

Na Europa, os credores italianos sofreram um segundo dia de quedas pesadas por causa das preocupações sobre suas dívidas. Monte dei Paschi di Siena foi a maior vítima, caindo mais de 7%.

O índice Stoxx 600 Banks, que acompanha as ações do setor financeiro em toda a Europa, caiu 1,7%, somando-se a um declínio de 5,6% na segunda-feira (8). 

Os investidores têm se desfeito de ações e comprado ativos mais seguros, após o pânico que marcou o início das negociação de 2016. Os analistas comparam o momento atual com as condições que existiam antes do colapso de Lehman Brothers, em 2008, que afundou o mundo em uma enorme recessão.

Na Alemanha a situação dos refugiados e questões políticas estão afetando a economia. A produção industrial caiu inesperadamente em dezembro, assim como as exportações e as importações caíram, refletindo que a maior economia da Europa está se enfraquecendo.