ASSINE
search button

'The Guardian': Os 5 países que estão contrariando a tendência de queda do mercado global

Mesmo assim, não estão completamente imunes à atual volatilidade

Compartilhar

Matéria publicada nesta terça-feira (9) no Financial Times, analisa que o índice FTSE 100 caiu 9% desde o início de 2016, acompanhando a tendência da economia da maioria dos mercados em todo o mundo, mas alguns países ainda estão com um bom desempenho. 

Segundo a reportagem, os mercados acionários globais estão em crise desde o início do ano, com quedas abruptas, deixando os investidores preocupados com as perspectivas econômicas, junto a queda nos preços do petróleo e temores de que os bancos centrais poderiam ficar sem munição para lidar com uma crise.

Empresas de commodities estão sob pressão depois de uma desaceleração na China, enquanto os bancos foram atingidos pela chegada das taxas negativas e as incertezas sobre sa capacidade de recuperação de alguns setores da economia.

O FTSE 100 caiu 9%, atingindo seu nível mais baixo desde novembro de 2012, o Eurofirst 300 perdeu 14,4%, o Nikkei caiu 15,4% e o Dow Jones Industrial Average caiu 8%.

O mercado de ações de Londres atingiu seu nível mais baixo desde julho de 2012, após uma queda de 5% no Japão durante a noite de segunda-feira (8). 

Mas alguns países estão se mantendo estáveis:

Letônia

O estado Báltico deverá aprovar um novo governo esta semana, o que elevou o mercado de ações Riga em 4,2% nas primeiras semanas do ano, apesar das preocupações sobre o efeito da crise de refugiados do Oriente Médio e a incerteza sobre as intenções da Rússia com o país.

Eslováquia

A economia se recuperou fortemente desde a crise financeira global, com crescimento de 3,6% em 2015, o que ajudou a empurrar seu mercado de ações até 4,1% este ano. 

Indonésia

O índice composto de Jacarta subiu 3,8% até agora este ano, impulsionado por um desempenho melhor do que o esperado da sua economia no final de 2015.  

Colômbia

O mercado de ações subiu 1,8% este ano, apesar dos preços do petróleo e exportações apresentarem queda. No entanto, ainda é um dos melhores desempenhos da região, e as esperanças de negociações de paz bem-sucedidas em março também significam um maior suporte dos bancos.

Tailândia

O governo militar também tomou medidas para aumentar os gastos e investimentos e levantar a economia debilitada. Mas um recente crescimento na demanda do consumidor permitiu o banco central do país a deixar as taxas de juros inalteradas em vez de cortá-las, ajudando a apoiar o setor bancário. Assim, o índice SET subiu 1,24% desde janeiro.