ASSINE
search button

“Países petrolíferos têm problemas e não me deixam dormir à noite", diz Lagarde

'El País' comenta que países exportadores de petróleo passam da abundância à tensão 

Compartilhar

Matéria publicada nesta terça-feira (9) no "El País" analisa que a frase “Países petrolíferos têm problemas e não me deixam dormir à noite" teria passado desapercebida na boca de qualquer analista, mas quem a disse foi a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde. 

Segundo a reportagem, a francesa se referia explicitamente à Nigéria, que passou da posição de líder do boom econômico africano à de um país mergulhado em sérios problemas em menos de um ano e meio. Motivo: o desabamento do preço do petróleo, que caiu 70% no período.

O sétimo maior produtor de petróleo do cartel da OPEP – e a maior economia do continente – foi o lugar escolhido por Lagarde para sua primeira visita oficial de 2016, o que provocou rumores sobre um possível resgate para suas deterioradas finanças públicas. 

Cerca de 90% das exportações e 60% da receita pública desse enorme país de 185 milhões de habitantes estão diretamente vinculadas ao petróleo. Tanto Lagarde como o Executivo nigeriano negaram que o país precise de ajuda financeira imediata, mas a visita serviu para estabelecer as bases para um possível plano de contingência.

As dificuldades não se restringem ao gigante africano. No fim de janeiro, técnicos do FMI foram ao Azerbaijão, um país de 10 milhões de habitantes na costa do Mar Cáspio, cujas exportações dependem em 95% da venda de petróleo. Essa ex-república soviética desvalorizou sua moeda em 35% desde dezembro para ganhar competitividade pela via rápida e reinstaurou os controles para evitar uma fuga de capitais.

Texto baseado em matéria do jornal El País. Para ler na íntegra, acesse o link abaixo:

https://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/06/economia/1454784492_068929.html