ASSINE
search button

'Les Echos': Bolsa de Paris está se aproximando de 4.000 pontos!

Franceses vivem um difícil início de semana no mercado financeiro

Compartilhar

Matéria publicada nesta segunda-feira (8) no Les Echos, conta o difícil início da semana para o mercado de ações francesas, com os investidores se afastando cada vez  mais dos ativos de risco. Com isto, o ouro e os títulos do governo se beneficiam.

A reportagem do jornal francês alerta: A bolsa de Paris está se aproximando de 4.000 pontos! O índice CAC 40 perdeu 2,53%, chegando a 4.094 pontos, seu nível mais baixo desde o final de 2014, seguindo o curso de 24 de agosto, quando temores sobre a saúde da economia global atingiram proporções vistas somente na crise de 2008. 

A verdade é que a  Bolsa de Paris não é o único indicador de uma grande crise. O índice Euro Stoxx 50 também caiu 2,27% e caiu para seu valor mais baixo desde setembro 2013. O início da semana apenas confirma a tendência de um ano marcado pelo ressurgimento da cautela nos mercados de risco.

Nas últimas semanas, os investidores andam muito apreensivos. Não é só o medo sobre o crescimento econômico e, em particular, dos EUA e das economias chinesas. Enquanto a maioria dos mercados asiáticos permaneceram fechados nesta segunda-feira (8) por causa do Ano Novo Chinês, a crise continua afetando as reservas do banco central da segunda maior economia do mundo, com os os temores de uma nova redução do yuan, o que poderia ser muito negativo para os países emergentes.