ASSINE
search button

Lucro de petrolíferas reduziu 98% em 2015

Excesso de oferta contribuiu para reduzir resultado líquido das gigantes do setor

Compartilhar

O lucro de 2015 das petrolíferas Royal Dutch Shell, Exxon Mobil, Chevron, BP, Statoil e Pemex teve redução de 98% na comparação com 2014. De acordo com o Valor Econômico, que teve acesso aos balanços das seis empresas, o resultado líquido ficou em US$ 1,6 bilhões.

As companhias estão em alerta e devem reduzir os investimentos e retomar os ganhos financeiros. Por exemplo, Os recursos destinados à manutenção dos campos em atividade e para novas extrações caíram 20%, conforme apurou o Valor. O BG Group, adquirido pela Shell, pode ter uma redução de 17% no orçamento para 2016.

O jornal aponta que essas medidas podem ajudar na recuperação dos preços do petróleo. Com a diminuição da reposição de barris, o preço tende a aumentar, já que a oferta vai ser menor. Por enquanto, a produção de petróleo bruto subiu. As empresas mencionadas produziram 10,3 milhões de barris diários.

Em 12 meses, os preços dos barris de Brent recuaram 49,2%. E os de WTI sofreram com baixa de 48,5%. A baixa cotação contribuiu para derrubar a receita líquida das companhias, informou o Valor.

Petrobras

A Petrobras ainda não publicou o balanço financeiro de 2015. De janeiro a setembro, a estatal obteve lucro de US$ 971 milhões, 58,8% a menos do que no mesmo período de 2014. Ainda não há previsão para a divulgação dos resultados.