ASSINE
search button

Ano começa com retração de fluxo no varejo físico

Queda foi de 6,7% no comparativo com janeiro de 2015 e de 34,6% em relação ao mês anterior

Compartilhar

Janeiro registrou queda de 6,7% no fluxo de pessoas no varejo físico se comparado ao mesmo período de 2015. Quando o comparativo é feito com o mês anterior (dezembro 2015), a retração é de 34,6%, puxada pela sazonalidade do Natal. Os números são da Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento do tráfego de pessoas em lojas de varejo.

Os números mostram ainda que o fluxo médio de janeiro de 2016 foi próximo ao registrado em fevereiro de 2015, o que gera um alerta para a provável retração em fevereiro 2016, reforçado pelo período de Carnaval. O estudo registrou também que as regiões Centro-Oeste (-8,5%) e Sudeste (-7,5%) encabeçaram a queda de fluxo na comparação entre janeiro de 2016 em relação ao mesmo período de 2015, com reduções acima dos 7%. A região Norte do País foi a única a registrar crescimento no período com uma pequena alta de 0,1%.

Na opinião de Caio Camargo, diretor de Relações Institucionais da Virtual Gate, são fatores que combinam para a queda no mês de janeiro. “Tradicionalmente o consumo diminui neste por conta das despesas fixas de início do ano. Isso, combinado com o momento de maior cautela por parte do consumidor, puxou os números para baixo”, avalia o executivo.

A Base consta com mais de 1200 pontos de medições (lojas), adota a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, na sua versão mais atual 2.0, ponto de referencia Base 100 = Janeiro de cada ano para comparativos anuais, e Base = 100 primeiro mês analisado no comparativo mês a mês.