ASSINE
search button

Petrobras vai retomar obras da refinaria Abreu e Lima

Compartilhar

A Petrobras vai retomar as obras da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco, que vem operando com capacidade reduzida.

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a primeira fase da refinaria foi inaugurada no final de 2014 e produziu, em novembro 2015, 357,4 milhões de litros de combustíveis.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a Petrobras informou que já foi lançada a licitação para a conclusão da Unidade de Abatimento de Emissões (SNOx), responsável pela redução de emissões e enxofre, que está 70% concluída.

As obras foram paralisadas após o início da Operação Lava Jato, que agravou a crise financeira da estatal. No início de 2014, após divergências sobre o valor da obra com a empreiteira Alumni, o contrato da unidade foi cancelado.

Em nota, a empresa informou que espera assinar novo contrato até julho de 2016 e que estão em preparação outros editais para obras na refinaria.

De acordo com dados do Orçamento da União, a Petrobras deve gastar até R$ 756 milhões na refinaria em 2016.

Além da Rnest, o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) terá obras retomadas este ano. A expectativa da Petrobras é dar prosseguimento à Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), que será responsável pelo escoamento de gás produzido no pré-sal.