ASSINE
search button

Rompimento de barragens pode afetar indústria extrativa no 4º tri

Compartilhar

O rompimento das barragens da mineradora Samarco, joint venture da Vale com a anglo-australiana BHP Billiton, já afeta a produção de minério de ferro em Minas Gerais e poderá prejudicar o desempenho da indústria extrativa no quarto trimestre de 2015. 

A gerente de Contas Trimestrais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cláudia Dionísio, não deu grandes detalhes sobre os impactos e afirmou que será necessário esperar que 2015 chegue ao fim. 

"Os dados de hoje até setembro e o acidente ocorreu no quarto trimestre, vamos aguardar a divulgação para ver como será o impacto disso na extrativa mineral. É claro que afeta a produção. Agora, para saber quanto, vamos ter que aguardar fechar o ano", disse.

Cláudia também se esquivou de perguntas sobre o impacto da operação Lava Jato na atividade econômica do Brasil. Ela se limitou a dizer que "turbulências políticas e econômicas afetam o PIB". 

As investigações apontam para o envolvimento de algumas das maiores empreiteiras de construção civil do país. Segundo a análise do Produto Interno Bruto (PIB) divulgada hoje, a construção civil recuou 6,3% no terceiro trimestre de 2015, na comparação com igual período do ano anterior. 

>>> PIB cai 1,7% no terceiro trimestre deste ano