ASSINE
search button

Fitch rebaixa rating de longo prazo da Samarco de 'BBB' para 'BB-'

Decisão reflete provável deterioração do perfil de crédito da mineradora

Compartilhar

A Fitch Ratings rebaixou o rating de longo prazo em moeda estrangeira e local da Samarco em quatro graus - de 'BBB' para 'BB-' - neste terça-feira (1). A perspectiva da nota também foi revisada de negativa para status de avaliação.

Em nota, a agência de classificação de risco informou que a decisão advém da provável deterioração do perfil de crédito da mineradora, uma joint venture entre a Vale e a BHP Billiton. 

Isso porque, após o rompimento de suas barragens em Minas Gerais, a empresa interrompeu sua produção de pelotas de minério de ferro em cerca de R$ 30 milhões de toneladas por ano, ainda sem previsão de retomada.

A Fitch ainda informou que as indefinições que rondam a Samarco podem levar a um novo rebaixamento em breve. Dentre os fatores que influirão na decisão da agência estão a falta de ajuda de seus acionistas e as incertezas em relação à dimensão das multas e demais custos relativos ao desastre ambiental. 

A agência também colocou o rating da Vale em observação negativa, após avaliar que a brasileira poderá arcar, direta ou indiretamente, com custos provenientes da tragédia em Mariana. 

>>> Fitch coloca nota de risco da Vale em observação negativa