ASSINE
search button

Fiesp debate impactos da atual política econômica sobre inserção externa do Brasil 

Ilan Goldfajn,David Kupfer e Roberto Vidigal já confirmaram presença 

Compartilhar

A ausência do Brasil nas grandes negociações comerciais - como a Parceria Trans-Pacífica (TPP), firmada recentemente - podem impactar significativamente o desenvolvimento econômico brasileiro no longo prazo. No entanto, para que o país consiga uma inserção externa expressiva é preciso, antes, ajustar suas contas e estabelecer políticas industriais que não se baseiem apenas em medidas paliativas.

E o que seria mais importante neste momento? Quais as reformas mais urgentes e as oportunidades mais eminentes? Para responder essas questões, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), por meio do seu Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex), reúne grandes nomes da economia nacional durante o seminário "Os Desafios para o Brasil na Nova Economia Mundial", a ser realizado na próxima quarta-feira (02/12) a partir das 8h30, a sede da entidade.

Ilan Goldfajn, economista-chefe do Itaú Unibanco, David Kupfer, professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Roberto Vidigal, presidente da Confab Industrial são alguns dos nomes já confirmados.

Na ocasião, os especialistas também irão discutir como a abertura da economia brasileira pode influenciar a qualidade de investimentos estrangeiros no país, como as políticas econômicas em resposta à crise de 2008 afetaram a competitividade do produto nacional e quais as potencialidades setoriais do Brasil para alcançar os elos mais nobres das cadeias globais de valor.