ASSINE
search button

Levy: Não vai ter crescimento no Brasil só com band-aid

Compartilhar

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse nesta quarta-feira (25) que, para se ter um crescimento sustentável, é preciso atacar problemas estruturais da economia brasileira. Ele citou, como exemplo, o déficit em infraestrutura, as reformas do PIS/Cofins e do ICMS, além de assuntos fiscais. "A gente não vai ter crescimento no Brasil só com band-aid. Tem de enfrentar as coisas estruturais. Isso envolve uma parceria com a sociedade. Acho que é assim que a gente enfrenta os desafios e todas as coisas que a gente está vendo acontecer no Brasil para a gente ter um Brasil melhor e a gente ter um crescimento econômico que permita manutenção e ampliação do emprego e da renda", ressaltou.

Levy afirmou que o déficit em infraestrutura da economia "é um gargalo". "Para tornar projetos mais lucrativos e sustentáveis, o governo vem tomando medidas. O lucro é importante para atrair o setor privado. As barreiras à entrada de investidores menores e estrangeiros têm sido removidas", explicou.

>> País só terá crescimento sustentável com segurança jurídica, diz Levy

>> Levy nega decisão para adiar reajuste do salário mínimo em 2016

>> Levy volta a cobrar compromisso do Congresso com ajuste fiscal

O ministro da Fazenda acredita que, resolver a questão do investimento em infraestrutura, é um problema urgente. "A infraestrutura será muito importante, pois cria demanda no curto prazo e, no médio prazo, amplia a oferta e nos torna mais fortes e eficientes", acrescentou.

Joaquim Levy disse ainda que o financiamento dos projetos de infraestrutura continua sendo principalmente do setor público, do BNDES, mas ressaltou que o setor privado começou a atuar mais com a emissão de debêntures para rodovias. 

O ministro participou do II Fórum Nacional de Direito e Infraestrutura no Conselho Federal da OAB, em Brasília.