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Receita líquida do Pão de Açúcar sobe 2,7% no 2º trimestre

Grupo varejista engloba, dentre outras redes, o supermercado Extra, as Casas Bahia e o Ponto Frio

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O Grupo Pão de Açúcar informou nesta terça-feira (13) que sua receita líquida chegou a R$ 16,06 bilhões no terceiro trimestre de 2015, alta de 2,7% em relação ao mesmo período do ano passado. O grupo varejista engloba as redes Pão de Açúcar, Extra, Assaí, Casas Bahia, Ponto Frio, Cnova Brasil e Cdiscount. 

A receita do segmento alimentar do grupo subiu 7,3%, para R$ 8,85 bilhões, impulsionada principalmente por um crescimento de 22,3% do Assaí. O setor não alimentar, por sua vez, caiu 2,4%, para R$ 7,23 bilhões. Neste segmento, a Via Varejo - dona das marcas Casas Bahia e Ponto Frio - teve retração de 22,7% em seu faturamento, chegando a R$ 4,1 bilhões entre julho e setembro deste ano. 

Em relatório, a companhia afirma que as dificuldades macroeconômicas do Brasil tiveram fortes impactos sobre o consumo ao longo do ano. "Enquanto o segmento alimentar demonstra maior resiliência, o segmento de não alimentos está sendo mais impactado e, como consequência, apresentou recuo de 2,4% nas vendas", afirma o texto. Ao longo deste terceiro trimestre, o Grupo Pão de Açúcar inaugurou 23 novas lojas, sendo 18 delas no segmento alimentar e cinco filiais das Casas Bahia. No acumulado dos últimos 12 meses, 210 novas lojas foram inauguradas.

A Via Varejo foi a área do grupo que sofreu maiores impactos com a desaceleração econômica do país, assim como nos trimestres anteriores. Os televisores continuam sendo o produto com recuo mais significativo. De acordo com o comunicado divulgado pelo grupo, "a Via Varejo continuará investindo em projetos estratégicos, reforçando as iniciativas comerciais e adotando medidas para atingir uma estrutura mais enxuta, com melhor eficiência operacional e que, aliada a sua sólida posição financeira, deixará a companhia preparada para recuperar as vendas e aumentar os ganhos de participação de mercado".  

Cerca de 25% das lojas do Extra serão revitalizadas até o fim de 2015

Em seu relatório financeiro o grupo também informa que, até o final de 2015, cerca de 60 lojas do Extra - o que corresponde a 25% - passarão por uma revitalização que contempla não apenas layout, mas também uma revisão do sortimento e a melhoria da prestação de serviços aos clientes. Ainda segundo a companhia, até o fim de 2016 o plano de reformas chegará a mais de 50% das vendas da rede.  

Por Ana Siqueira