ASSINE
search button

ANP: sem propostas da Petrobras, seis de 10 bacias não têm interessados

Agência realizou nesta quarta a 13ª Rodada de Licitações

Compartilhar

Seis das dez bacias oferecidas nesta quarta-feira na 13ª Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP) não tiveram interessados: Camamu-Almada (BA), Jacuípe (BA), Espírito Santo, Campos, Amazonas e Pelotas. A Petrobras não apresentou qualquer proposta, nem integrou algum consórcio. 

As quatro bacias que tiveram ofertas foram Potiguar, Parnaíba, Sergipe-Alagoas e Recôncavo. O total arrecadado foi de R$ 121,1 milhões, sendo que a maior parte vem da Queiroz Galvão, que vai desembolsar R$ 99,9 milhões. O governo brasileiro ofereceu, ao todo, 266 blocos exploratórios de petróleo e gás. Apenas 37 foram vendidos.

Foram apresentadas sete propostas por seis dos 20 blocos. O maior ágio isoladamente foi de 357,7%, no caso do bloco 101 da Bacia do Parnaíba, pago pelo consórcio Parnaíba Gás Natural e GDF Suez.

A diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, afirmou que a área arrematada representa 14% dos blocos ofertados, sendo dois em mar e 35 em terra. Das 17 vencedoras, 11 são brasileiras e seis estrangeiras.