ASSINE
search button

Regulação financeira é melhor para economia global, diz relatório

Órgão da ONU aponta que controle do mercado financeiro favorece desenvolvimento econômico

Compartilhar

Para garantir a estabilidade do desenvolvimento econômico global, é preciso uma reforma significante do sistema monetário e financeiro internacional. O diagnóstico está contido no relatório sobre o Comércio e Desenvolvimento, elaborado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) e divulgado nesta terça-feira (6) pela ONU.

Para a Unctad, os ajustes realizados após a crise de 2008 foram modestos e é preciso maior regulação para um efetivo controle do mercado financeiro.

"O relatório destaca o impacto negativo sobre o investimento produtivo dos fluxos de capitais de curto prazo e especulativos", afirma o Secretário Geral da Unctad, Mukhisa Kituyi.

Segundo o órgão, as medidas regulatórias ainda permitem uma alavancagem excessiva, além de desestimular empréstimos para as pequenas e médias empresas. O domínio das agências de classificação de risco também é criticado no relatório.

Outro ponto analisado é o crescente predomínio do setor privado na oferta de liquidez, que seria abundante em períodos de expansão, mas escassa em situações de crise.

Neste cenário, muitos países em desenvolvimento acumulariam grandes reservas cambiais em busca de estabilidade. Quando as reservas dependem de empréstimos estrangeiros, estes países acabariam demasiadamente expostos aos mercados financeiros globais.

A Unctad avalia que, consequentemente, muitos países tentariam acumular reservas por meio de superávits comerciais, aumentando o risco de uma guerra cambial e uma deterioração adicional das condições de demanda e recuperação da economia global.

por Pedro Leite