ASSINE
search button

Relator do Orçamento reafirma que Congresso tem de equilibrar contas

Compartilhar

O deputado Ricardo Barros (PP-PR), vice-líder do governo, voltou a afirmar que é dever do Congresso Nacional equilibrar o orçamento público. A proposta enviada pelo governo na segunda-feira traz um deficit de cerca de R$ 30 bilhões apenas nas contas do governo federal.

Barros, que é relator do orçamento, pediu que o Congresso abandone a votação de propostas que aumentem despesas sem a previsão de receitas. “Temos de evitar a aprovação de despesas que não têm cobertura, porque isso dá sinais de que o governo não vai voltar aos eixos”, disse.

Ele afirmou que as consequências do deficit podem ser negativas para a economia, como a perda do grau de investimento brasileiro. “Se isso ocorrer, a economia vai ficar desarrumada”, alertou.

“Nós aqui temos responsabilidade de equilibrar o orçamento, é nossa função, e fazemos isso há muito tempo”, disse Barros.

O deputado Roberto Freire (PPS-SP) sugeriu a Barros que devolva o projeto ao Executivo. “Quem tem de enviar orçamento é o Executivo, o relator não pode assumir responsabilidade que não é nossa”, condenou.