ASSINE
search button

BNDES apoia com R$ 6 milhões agricultura familiar no Espírito Santo

Compartilhar

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou R$ 6 milhões ao Estado do Espírito Santo para apoiar projetos de empreendimentos produtivos da agricultura familiar. A escolha dos projetos beneficiados será realizada através de editais públicos lançados pelo governo capixaba e elaborados em conjunto com o BNDES. 

O objetivo da operação -- que receberá recursos não reembolsáveis do Fundo Social do Banco -- é contribuir para a estruturação e o fortalecimento dos processos de produção, agroindustrialização, beneficiamento, comercialização e gestão dos empreendimentos familiares, principalmente aqueles de famílias  assentadas pela reforma agrária e de comunidades tradicionais existentes naquele Estado. 

A agricultura familiar ocupa 36% da área rural capixaba e contabiliza mais de 67 mil estabelecimentos dessa natureza, o que corresponde a 80% do total. Eles são responsáveis por 44% da produção rural do Estado e geram mais de 200 mil postos de trabalho, o equivalente a 64%. 

Além do apoio financeiro, o BNDES contribuiu tecnicamente para a criação do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (FUNSAF), instituído por Lei Estadual, com o objetivo de apoiar este segmento da produção rural. 

O novo Fundo poderá receber aportes de recursos vindos de fontes variadas, como o orçamento estadual, os financiamentos de instituições financeiras e doações, entre outras, além de poder operar diversos programas da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG).