ASSINE
search button

Bovespa mantém alta acentuada, impulsionada por Petrobras e Vale 

Papéis das estatais sobem mais de 10%

Compartilhar

A Bovespa opera em alta acentuada nesta quinta-feira (27), seguindo a recuperação das bolsas dos Estados Unidos, que avançaram 4%, na véspera.  O dia foi de ganhos nos mercados globais. A Bolsa de Xangai encerrou a sessão em forte alta de 5,34%, depois de três quedas sucessivas no início da semana. As bolsas europeias abriram em forte alta e continuam a avançar.

Às 14h59, o Ibovespa, subia 3,53%, aos 47.661 pontos. As ações do Itaú Unibanco e Bradesco, Petrobras e a Vale operam em forte alta. Os papéis da Petrobras avançavam 10,73%, puxadas pela alta no barril do tipo Brent, que sobe 6%, a US$ 45,74, com a diminuição dos estoques nos EUA e com a alta acima do esperado do PIB americano.

A Vale avançava cerca de 10%. Pela manhã, a mineradora informou que fechou acordo para vender uma mina de carvão desativada na Austrália para a Glencore e o Bloomfield Group por um valor não divulgado, dando continuidade à venda de ativos não essenciais.

A cena política no Brasil continua a ocupar o centro das atenções, depois de o Senado reconduzir o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a mais um mandato de dois anos à frente do Ministério Público Federal (MPF).

Na quarta-feira (26/8), o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, subiu 3,35%, a 46.038 pontos. Na semana, a Bovespa acumula alta de 0,7%. No mês e no ano, há desvalorização de 9,49% e 7,94%, respectivamente.

Wall Street opera em alta

As bolsas de Nova York operam em alta nesta quinta-feira (27/8). Às 10h46 (horário de Brasília) o índice Dow Jones subia 1,37%, o Nasdaq avançava 1,55% e o S&P 500 avançava 1,37%.

Além do fechamento em alta de 4% da sessão anterior, o mercado de ações nos EUA é influenciado pelo resultado do PIB norte-americanos, que cresceu 3,7% taxa anualizada entre abril e junho deste ano, com ajustes sazonais. O índice superou a estimativa de alta de 3,3%. Ainda nos EUA, os pedidos de auxílio-desemprego caíram para 271 mil na semana passada, ante expectativa de queda menor, para 273 mil solicitações. Esta foi a primeira queda depois de quatro semanas de alta.

<<Bolsas da China fecham em forte alta de 5,34%