ASSINE
search button

Alvaro Dias envia a Joaquim Levy pedido de informações sobre dívida pública

Compartilhar

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) anunciou ter enviado ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, pedido de informações sobre os custos anuais com pagamento de juros, amortizações e refinanciamentos da dívida pública. Segundo o parlamentar, há dúvidas quanto aos números divulgados pelo governo.

Alvaro Dias explicou que os senadores querem saber qual o valor atual do estoque de dívida interna e qual o montante gasto pelo governo anualmente com juros. São questões essenciais, argumentou o senador, para clarear a situação da dívida pública brasileira.

— A população brasileira precisa conhecer com profundidade os mecanismos da gestão da dívida pública no Brasil. É imperioso reconhecer que não é razoável comprometer mais de 40% do orçamento anual do governo federal com pagamento de juros, amortização e refinanciamento da dívida — afirmou.

Alvaro Dias disse ainda que o anúncio de redução dos ministérios chega tardiamente porque o governo já perdeu a credibilidade e não tem mais apoio político para conduzir reformas. Para o senador, o atual sistema de governança, montado em cima de um “balcão de negócios”, está falido.

— Há uma pesquisa, se não me falha a memória do Banco Mundial, que constata que os países que possuem mais de vinte, vinte e poucos ministérios são países ingovernáveis. O Brasil se tornou ingovernável — disse Alvaro Dias.