ASSINE
search button

Principais bolsas europeias fecham praticamente estáveis; Atenas cai 1,22%

Compartilhar

As principais bolsas europeias fecharam praticamente estáveis nesta terça-feira (4). Os índices dos mercados de Paris e Londres tiveram leve queda, enquanto o da bolsa de Frankfurt teve variação positiva. Já a bolsa de Atenas, que no pregão de ontem registrou queda histórica, amenizou as perdas e registrou recuo de 1,22% na sessão. 

O Escritório de Estatísticas da União Europeia, Eurostat, divulgou hoje o Índice de Preços ao Consumidor (PPI, na silga em inglês) da zona do euro para o mês de junho. Houve leve retração, de 0,1%, nos preços em relação a maio, enquanto analistas projetavam que o indicador permaneceria estável. 

No exterior, o Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) nos 17 países que compõem a zona do euro registrou queda em junho deste ano, na comparação com o mês anterior, segundo informações divulgadas hoje pelo Escritório de Estatísticas da União Europeia, Eurostat. Em junho, os preços desceram 0,1%. Analistas previam avanço de 0,0% para o mês.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a diminuição foi ainda maior, de 2,2%. O núcleo do PPI, que exclui os preços de energia e alimentos, ficou estável em junho ante maio, mas caiu 0,4% na comparação anual.

Após queda de 16,23% no pregão anterior, a bolsa de Atenas voltou a cair, mas registrou números mais estáveis. As perdas foram de 1,22% no índice geral ATHEX, que atingiu os 659 pontos. 

Já entre as principais bolsas europeias, houve estabilidade. O índice CAC 40 da bolsa de Paris registrou  baixa de 0,16%, aos 5.112,14 pontos, enquanto a bolsa de Londres, com o índice FTSE 100, teve queda de 0,03%, aos 6.686,57 pontos. Do lado positivo ficou a bolsa de Frankfurt, que através do índice Dax, teve elevação de 0,11%. chegando aos 11.456 pontos. 

Nesta quarta-feira (5), serão divulgados dados do Índice Gerente de Compras (PMI, na silga em inglês) para o mês de julho e das vendas no varejo referentes a junho, da zona do euro.