ASSINE
search button

Dólar continua subindo com incertezas políticas e correção de alta dos juros nos EUA

Compartilhar

O dólar inicia agosto seguindo o mesmo movimento de alta visto no mês anterior, puxado por expectativas em relação ao meio político. Por volta das 15 horas, a moeda americana acumula variação positiva de 0,759%, cotada a R$ 3,4507 na venda. 

Segundo analista consultado pelo Jornal do Brasil, as dúvidas em relação ao cenário político e expectativas para a volta do recesso no Congresso, que pode trazer pautas negativas para o governo, alimentam esta alta. Por outro lado, a moeda está se valorizando em relação a boa parte das outras divisas no mundo hoje. 

Em relação aos dados fracos da China, que divulgou o menor Índice Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) dos últimos dois anos, o efeito recai mais sobre empresas mineradoras. A valorização do dólar faz parte de um movimento mais longo, que está relacionado à expectativa de alta dos juros nos Estados Unidos, que já era um fato consolidado. 

A dúvida ficava apenas em relação ao momento exato em que isto iria acontecer. Segundo sinalizações do Fed, Banco Central americano, as taxa de juros no país, que estão entre 0% e 0,25% desde 2009, devem ser elevadas na próxima reunião do comitê, em setembro.