ASSINE
search button

Tsipras poderá convocar eleições antecipadas na Grécia

Se não recuperar maioria parlamentar, primeiro ministro disse que terá de antecipar votação

Compartilhar

O primeiro ministro grego Alexis Tsipras declarou nesta quarta-feira (29/7) que convocará eleições legislativas antecipadas se não recuperar a maioria parlamentar perdida nas últimas votações sobre as reformas exigidas pelos credores do país.

Em entrevista à rádio Sto Kokkino, Tsipras disse que se não tiver a maioria parlamentar, se verá obrigado a convocar eleições antecipadas.

O premiê espera convencer os deputados de seu partido, Syriza, que se opõem ao acordo assinado com os credores que o apoiem novamente para realizar as próximas medidas do plano de ajuste.

A Grécia recebeu nesta segunda-feira (27/7) os representantes de seus credores, com os quais começou a negociar um terceiro plano de resgate para o país.

Atenas está pressionada por seus credores, a Comissão Europeia, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Central Europeu (BCE).

Até 20 de agosto, Atenas deverá fechar o terceiro plano de resgate, estimado entre 82 e 86 bilhões de euros, conforme firmado na cúpula europeia de 12 e 13 de julho. Grécia espera receber antes dessa data um primeiro pagamento de mais de 3 bilhões de euros ao BCE em 20 de agosto.

O tempo de Atenas é curto. O governo precisa em três semanas executar as reformas prioritárias, fixar o calendário de pagamentos, fechar um acordo sobre os objetivos fiscais da Grécia, obter a aprovação das três instituições credoras e de vários políticos que devem se pronunciar, além de submeter ao Parlamento grego as decisões adotadas.