ASSINE
search button

Europa discute hoje futuro da Grécia após referendo

Atenas teria pedido 7 bilhões de euros de emergência

Compartilhar

Chefes de Estado e ministros das Finanças da zona do euro discutirão nesta terça-feira (7), em Bruxelas, um novo caminho para seguir com a Grécia, após um referendo no último domingo rejeitar as propostas de austeridade apresentadas pelos credores.

 "Quero evitar a saída da Grécia da zona do euro. Tentarei isso até o fim", disse o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude-Juncker. "Está em tempo de voltar às negociações com bom senso. A Comissão Europeia está decidida a chegar a um acordo", ressaltou. 

"Estamos aqui com espírito construtivo para tentar encontrar um acordo. Naturalmente, dependerá muito de como o governo grego se portará", disse, por sua vez, o ministro italiano da Economia, Pier Carlo Padoan. 

De acordo com fontes locais, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, teria pedido a liberação de sete bilhões de euros dentro de 48 horas para evitar um default das contas de Atenas. A Grécia precisava desse montante para pagar na semana passada uma parcela de 1,6 bilhão de euro para o Fundo Monetário Internacional (FMI). (ANSA)