ASSINE
search button

Grécia: líder da equipe de negociações será nomeado ministro das Finanças

Compartilhar

O líder da equipe de negociações da Grécia, Euclid Tsakalotos, será nomeado o novo ministro das Finanças do país, de acordo com a emissora de televisão Skai.

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, renunciou ao cargo. Segundo ele, o objetivo é ajudar o país a chegar a um acordo de resgate com os credores após a vitória do "não" no plebiscito deste domingo. Em comunicado, Varoufakis disse que logo depois do resultado do plebiscito foi alertado de que alguns participantes do Eurogrupo preferiam que ele se ausentasse das reuniões, para a busca de um acordo.

>> Referendo mostra que democracia não pode ser chantageada, diz Tsipras

Em discurso televisionado,  o primeiro- ministro grego Alexis Tsipras assegurou que seu governo está "pronto para retomar as negociações com um plano de reformas confiáveis e socialmente justas" e que "desta vez, a questão da dívida (pública) estará sobre a mesa [de negociações]".

Segundo o primeiro-ministro, o governo quer priorizar novas negociações e restabelecer o sistema bancário. Tsipras anunciou que vai pedir uma reunião com líderes políticos já nesta segunda-feira (6/7), para tentar chegar a um acordo com os credores europeus. As agências bancárias gregas estão fechadas há uma semana, em função da falta de liquidez, o que vem aumento a sua instabilidade econômica do país.

Os gregos disseram um "não" às políticas de austeridade da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) nas urnas, neste domingo (5/7). O resultado do referendo significa rejeitar as condições dos credores do país em troca de ajuda financeira, o que também pode resultar na saída da Grécia da zona do Euro. Por volta das 21 horas, mais de 96% das urnas já tinham sido apuradas e o "não" tinha 62% dos votos.

As medidas exigidas pelos credores europeus incluíam aumento de impostos e cortes nas aposentadorias. A imprensa internacional informou que o plebiscito correu sem incidentes e estimaram que 65% dos eleitores compareceram às urnas.