ASSINE
search button

FMI está pronto para ajudar a Grécia se for solicitado, diz Lagarde

Compartilhar

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse hoje (6)  que está acompanhando de perto a situação na Grécia. Segundo ela, o FMI está pronto para ajudar o país se for solicitado.

No domingo, 61,34% dos gregos que participaram do referendo rejeitaram as propostas dos credores internacionais – instituições europeias e Fundo Monetário Internacional. Após o resultado foi agendada para amanhã (7) uma reunião de cúpula extraordinária da zona euro. Posteriormente, haverá uma reunião do Eurogrupo.

"O FMI tomou nota do referendo que ocorreu ontem [dia 5] na Grécia. Estamos monitorando a situação de perto e estamos prontos para ajudar a Grécia se assim for pedido", disse por meio de nota diretora do FMI.

O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, pediu demissão, depois de não ter vencido no referendo nacional. Ele disse que após serem anunciados os resultados do referendo, foi informado de certa preferência de alguns participantes do Eurogrupo, e de vários parceiros, pela sua ausência nas reuniões.

"Uma ideia que o primeiro-ministro considerou ser potencialmente útil para que se conseguisse chegar a um acordo. Por esse motivo, deixo o ministério das Finanças hoje”, disse Varoufakis, em seu blog, depois de ter feito o anúncio em sua conta no Twitter.