ASSINE
search button

Bolsas europeias fecham em baixa mesmo com renúncia de ministro grego

Bolsas americanas também seguem pressionadas

Compartilhar

Os principais índices de importantes bolsas europeias fecharam em forte queda nesta segunda-feira (5), após os gregos terem rejeitado as medidas de austeridade exigidas pelos credores no referendo de ontem. O CAC-40, referência da bolsa de Paris, encerrou o pregão em queda de 2,01%, com 4.711,54 pontos, enquanto o DAX-30, da bolsa de Frankfurt, na Alemanha, teve desvalorização de 1,52%, com 10.890,63 pontos. 

O ministro da Finanças da Grécia renunciou ao cargo nesta segunda, o que fez as bolsas reagirem positivamente, mas já haviam aberto em queda e continuaram o movimento no dia. Fora da zona do euro, o FTSE-100 da bolsa de Londres teve desvalorização menor, de 0,76%, com 6.535,68 pontos. 

Em Wall Street, os índices futuros das bolsas de Nova  York abriram em baixa pressionada pelo resultado do “Não”, no referendo grego. Na abertura, o Dow Jones caía 0,20% e fechou em queda de 0,26%, enquanto o Nasdaq, que abriu em queda de 0,89%, aliviou as perdas, fechando em desvalorização de 0,34%.

Já a Bovespa encerrou em queda de 0,70%. A posição dos investidores é de cautela. Os analistas atribuem a situação à disputa entre o governo e o Congresso, que atrapalha a articulação política e retarda o ajuste fiscal. No fim de semana, o PSDB prometeu uma ofensiva mais forte contra o governo e a presidente Dilma Rousseff, após a reeleição do senador Aécio Neves à presidência nacional do partido.

A rolagem menor de swap de agosto também segue como pano de fundo para a cautela. As ações preferenciais (PETR4) da Petrobras têm queda de 2,56%, e as ordinárias (PETR3) caem 1,08%. 

>> Bolsas da Ásia registram queda, com exceção de Xangai