ASSINE
search button

Bolsas caem depois da vitória do 'não' na Grécia 

Perdas foram contidas pelo anúncio de que o ministro de Finanças grego renunciaria ao cargo

Compartilhar

As bolsas europeias caíram depois de os gregos terem rejeitado as medidas de austeridade exigidas pelos credores no referendo de domingo (5/7). Às 10h46 (horário de Brasília), o índice CAC, da bolsa de Paris, recuava 2,20%; o DAX, de Frankfurt, tinha queda de 1,65% e o índice FTSE 100, de Londres, caía 0,74%. As perdas foram contidas pelo anúncio de que o ministro de Finanças grego, Yanis Varoufakis, renunciou ao cargo, para facilitar as negociações.

Em Wall Street, os índices futuros das bolsas de Nova York abriram em baixa pressionada pelo resultado do “Não”, no referendo grego. Na abertura, o Dow Jones caía 0,20% e o Nasdaq, 0,89%.

Na Bovespa, o Ibovespa, índice da bolsa de São Paulo, operava em queda de 1,40%, às 10h46 (horário de Brasília). A posição dos investidores é de cautela. Os analistas atribuem a situação a disputa entre o governo e o Congresso, que atrapalha a articulação política e retarda o ajuste fiscal. No fim de semana, o PSDB prometeu uma ofensiva mais forte contra o governo e a presidente Dilma Rousseff, após a reeleição do senador Aécio Neves à presidência nacional do partido.

A rolagem menor de swap de agosto também segue como pano de fundo para a cautela. Às 10h47, horário de Brasília, as ações da PetrobrasPN registravam queda de 2,39%, as da Petrobras On caíam 1,08%. As ações da Vale desvalorizavam 2,69%. 

Bolsas da Ásia registram queda, com exceção de Xangai