ASSINE
search button

Banco Central europeu decide manter ajuda à Grécia 

Compartilhar

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu nesta segunda-feira (6) que vai manter a linha de liquidez de emergência (ELA) aos bancos gregos. De acordo com comunicado emitido pela instituição, a ajuda será mantida "nos níveis do dia 26 de junho", mas só pode ser fornecida com garantias suficientes. Os recursos da ELA são disponibilizados a bancos que com problemas de falta de dinheiro para mantê-los em funcionamento. No nível de 26 de junho, o crédito autorizado era de € 89 bilhões. 

O valor das garantias também deve sofrer um ajuste, sofrendo "descontos" que seriam compatíveis com os riscos econômicos da Grécia. O que, fundamentalmente, visaria reduzir a capacidade dos bancos de receber esses recursos e ainda aumentar o risco de quebra das instituições.

"O Conselho (do BCE) está monitorando de perto a situação dos mercados financeiros e as potenciais implicações para a política monetária e para o equilíbrio de riscos à estabilidade de preços na zona do euro. O Conselho está determinado a usar todos os instrumentos disponíveis", diz o comunicado.

>> Merkel e Hollande mantêm 'portas abertas' para Grécia

>> 'Não' ficará na memória da Europa, diz novo ministro grego

>> Bancos fecham na Grécia e Alexis Tsipras prepara nova proposta

>> FMI está pronto para ajudar a Grécia se for solicitado, diz Lagarde

>> Tsipras acerta com Merkel negociar novas propostas nesta terça

>> Ministro das Finanças da Grécia renuncia ao cargo