ASSINE
search button

'Le Monde': Euro tem forte queda depois do 'não' grego

Compartilhar

O euro registrou uma nítida queda na Ásia depois da vitória neste domingo do 'não' no referendo na Grécia sobre as propostas feitas a Atenas pelos credores internacionais, conforme noticiou o jornal francês Le Monde.

No início da noite, o euro caía de 1,21 % diante da moeda americana em 1,0979 dólares e de 1,72 % frente à divisa japonesa a 134,05 iene. O resultado do referendo grego “tem duas consequências: ele legitima a posição do governo grego e ele deixa a bola no campo da Europa”, escrevem analistas do ANZ Bank em uma nota de pesquisa. “Ou a Europa cede ou a Grécia vai à falência. A bola está contigo Merkel”, resumem eles.

Decisão do BCE sai nesta segunda-feira

O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras saudou na noite deste domingo a vitória maiúscula do «não» e declarou que seu governo estava pronto a retomar, sem esperar, as negociações com os credores do país. Por outro lado, o presidente do Conselho europeu Donald Tusk anunciou na noite deste domingo a convocação de uma reunião de cúpula da zona do euro sobre a Grécia para terça-feira à noite.

Para operadores do marcado, o próximo teste será a decisão do conselho do Banco Central Europeu na segunda-feira sobre provisão de liquidez de urgência (ELA) consentida aos bancos gregos. “O BCE deverá deixar esta questão aberta até que a situação fique mais clara no nível dos dirigentes políticos. De qualquer forma, os mercados partiram para um período de incerteza e de negociação prolongada”, disse Raiko Shareef, estrategista do Bank of New Zealand.

O conselho do BCE deverá manter inalterada a provisão de liquidez de urgência (ELA) destinadas aos bancos gregos, explicaram fontes neste domingo.