ASSINE
search button

Feira de comida asiática debate comercialização do pescado

Compartilhar

Quais são os desafios e os gargalos, como logística e distribuição, para a aumentar o consumo de peixe no País? Estes e muitos outros temas, incluindo uma aula-show no encerramento com o chef Shin Koike, do restaurante Sakagura, compõem o "Fórum Brasileiro da Indústria de Pescados, dia 3 de agosto, na abertura da Japan & Asian Food Show - Feira e Workshop de Restaurantes & Culinária Asiática, no Expo Center Norte. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Com o tema "Metas para o desenvolvimento da indústria da pesca no Brasil", uma mesa composta por Edson Kubo, diretor do Instituto da Pesca do Estado; Roberto Imai, presidente do SIPESP - Sindicato das Indústrias da Pesca do Estado; Arnaldo Jardim, secretário da Agricultura do Estado; e Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras, abre o "Fórum Brasileiro da Indústria de Pescados", às 9h30.

Na sequência o chef Shin Koike, que participará do encerramento (16h30) com uma aula-show, aborda às 10h30 a "Origem da culinária japonesa". Koike foi uma das cinco personalidades condecoradas pelo governo do Japão por seus serviços de divulgação da cultura culinária nipônica pelo mundo.

Dois grandes painéis dão sequência à programação do evento da indústria da pesca. O primeiro, às 11h, trata sobre "A indústria de pesca e a logística de distribuição de produtos". Participam Meg Felipe, do comitê de Pesca e Agricultura da Fiesp; Roberto Veiga, Damm Produtos alimentícios; Roberto Imai, do SIPESP; e o moderador Ricardo Torres, da revista Seafood.

O segundo painel trata sobre "O pescado na culinária asiática e no food service - perspectivas". Tem a participação do moderador Ricardo Torres e de Erika Furlan, do Instituto da Pesca; Rodrigo Froes, da Associação Nacional de Restaurantes; e do chef André Ahn, do restaurante Guaiaó.

No encerramento, a performance de Shin Koike. Nascido em Tóquio, o titular do restaurante Sakagura chegou ao Brasil nos anos 90. Sua história foi contada pelo produtor cultural Jo Takahashi no livro "A Cor do Sabor - A Culinária Afetiva de Shin Koike" (ed. Melhoramentos), premiado como uma das melhores edições sobre culinária japonesa em todo o mundo no concurso Gourmand CookbookAwards, em 2003.