ASSINE
search button

PetroRio compra da Petrobras participação em campo de petróleo

Companhia consolida 100% de Bijupirá e Salema

Compartilhar

A Petro Rio S.A. anuncia  a aquisição da participação nos direitos e obrigações dos contratos de concessão dos Campos de Bijupirá e Salema ("BJSA") com a Petrobras. 

Em janeiro de 2015, a PetroRio já havia celebrado com a Shell a aquisição de 80% desses campos. Assim, após a aprovação da transação pelos órgãos reguladores, a PetroRio passará a deter 100% de participação em BJSA e será a operadora dos campos.

O valor total da transação soma US$ 25 milhões, sujeito a ajustes, e será pago em dinheiro, sendo que 20% deste montante serão pagos com recursos próprios e 80% mediante operação de financiamento estruturado. A aquisição engloba a participação de 20% da Petrobras em BJSA e equipamentos relacionados à operação dos campos. 

Os campos de BJSA estão localizados na Bacia de Campos, em lâminas d'água de 480 a 850m. As concessões cobrem uma área de 40.000.000 m2, com produção diária de 22 mil barris de óleo e 325 mil m3 de gás associado, que somadas equivalem a 24 mil boe/dia. O óleo extraído em BJSA é do tipo leve de 28° a 31°API. BJSA situa-se a cerca de 80km de distância do Campo de Polvo, ativo em produção da PetroRio, o que possibilitará importantes ganhos de sinergias entre as operações da Companhia.

A PetroRio destaca que a aquisição de BJSA é um importante marco, pois corrobora a estratégia de crescimento através da aquisição de campos já em fase de produção. Estima-se que a produção advinda de BJSA aumentará consideravelmente os níveis atuais de produção da PetroRio. A celebração deste acordo, confirma a presença da PetroRio entre as mais importantes empresas emergentes da indústria petrolífera local e consolida sua posição como uma das maiores produtoras independentes do Brasil.

A PetroRio reforça que segue no desenvolvimento de uma sólida plataforma de crescimento visando a geração de valor para os seus acionistas. A companhia destaca que vem alcançando ótimos resultados na operação do Campo de Polvo, que podem ser comprovados pela gestão eficiente do reservatório, melhoria na curva de produção (mais estável e com menos interrupções) e excelentes níveis de eficiência operacional. A busca pelo aumento da eficiência operacional, aliada à redução nos custos de produção, será prioridade da PetroRio na operação de BJSA. 

A conclusão da transação de compra e venda entre a PetroRio e a Petrobras está sujeita a determinadas condições precedentes, inclusive a aprovação de cessão dos direitos pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE e pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP.