ASSINE
search button

El Páis: Eurogrupo rejeita um terceiro resgate da Grécia antes do referendo

Atenas prometeu enviar uma nova proposta, que será examinada ainda hoje à tarde pelo Eurogrupo

Compartilhar

A manchete do jornal espanhol El Páis desta quarta-feira, (1º /7) é sobre a reunião do Eurogrupo para tratar da situação da Grécia. Segundo o jornal, na crônica de uma falência anunciada, Grécia chocou a Europa nesta terça-feira (30) com um movimento inesperado. Primeiro-Ministro Alexis Tsipras pediu, em desespero, pediu um terceiro plano de resgate, enquanto se chega a um acordo, para alívio da dívida. O Eurogrupo não aceitou a proposta da Grécia.  Parceiros da zona do euro não vêem possibilidade de prorrogação do prazo de pagamento e querem aguardar o resultado do referendo no domingo (5/7) para começar a discutir nova ajuda. Atenas prometeu enviar uma nova proposta, que o Eurogrupo vai examinar novamente nesta quarta-feira (1/7) à tarde (horário de Bruxelas). A Grécia consegue assim deter o relógio pelo menos por algumas horas, mas está enfrentando uma situação explosiva.

Uma reunião por teleconferência dos ministros das Finanças da Zona do Euro para discutir a crise na Grécia, prevista para a manhã de quarta-feira, foi retardada para as 17h30 (12h30 de Brasília), anunciou o porta-voz do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.

"A pedido de vários ministros, a teleconferência do Eurogrupo de hoje (1º/7) começará às 17h30", anunciou no Twitter o porta-voz do Eurogrupo, Michel Reijns.

O Eurogrupo analisará o novo pedido de ajuda financeira de Atenas, depois que a Grécia entrou em default com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Ministro diz que Grécia não vai pagar FMI nesta terça

Grécia: "Calote é a pior das alternativas", diz economista; entenda situação do país

Milhares de gregos foram às ruas defender o"não" no referendo

Após calote, Fitch rebaixa ratings da Grécia