ASSINE
search button

UE convoca reunião de emergência sobre Grécia

Encontro deverá ser realizado nas próximas horas

Compartilhar

Com aprovação com ampla maioria, a conferência dos líderes da União Europeia terá uma reunião de emergência ainda nesta segunda-feira (29) sobre a crise da Grécia. O pedido foi realizado pelo parlamentar Gianni Pittella ao presidente do Conselho Europeu, Jean-Claude Juncker, e teve apenas uma abstenção. 

O encontro, que deverá ocorrer nas próximas horas, tentará debater uma saída após os confrontos diplomáticos deste final de semana e do referendo convocado pelo governo de Alexis Tsipras sobre o acordo financeiro. O próprio Juncker já se manifestou sobre o tema e pediu ao "povo grego que vote sim no referendo, pois se trata de um plano que põe bases sérias para o desenvolvimento". O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, também fez um apelo para "que a Grécia permaneça na União Europeia".

    O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, afirmou que o "referendo grego não é um jogo entre a Comissão Europeia e Tsipras, mas um derby entre o euro e a dracma [antiga moeda grega]". Em coletiva de imprensa, a chanceler alemã, Angela Merkel, disse que "ninguém quer influenciar sobre as decisões" que serão tomadas pelo povo grego no referendo e que está aberta a negociar com Atenas após o resultado da escolha. (ANSA)