ASSINE
search button

Em inauguração de complexo acrílico, Dilma ressalta parceria Brasil-Alemanha

Compartilhar

O investimento feito pela empresa alemã Basf, no complexo acrílico instalado nesta sexta-feira (19), em Camaçari (BA), soma 500 milhões de euros. Sem dúvida, disse a presidente Dilma Rousseff ao inaugurar a fábrica, “é uma quantia bastante significativa e, é certamente, é uma das razões para a gente comemorar”.

A presidente lembrou que a Basf é uma das mais antigas empresas que investem no Brasil. “Está aqui há 105 anos. O que mostra que é uma parceria feita com nosso País não de curto prazo. Que não tem pura e simplesmente um objetivo imediato, mas que está comprometida com o futuro do País”, disse. E que essa parceria de longa duração faz todo sentido dentro do quadro de relações que se desenha entre o Brasil e a Alemanha. “Eu terei a honra de receber, em agosto, [a visita] da chanceler Angela Merkel. E tenho certeza de que será essa reunião que vai dar base às parcerias e um aprofundamento ainda maior com a Alemanha”.

"E uma parceria com a Alemanha será sempre na área de investimentos, de comércio e, sobretudo, uma parceria com a qualidade industrial que caracteriza a manufatura alemã", acrescentou.

A presidente Dilma Rousseff enfatizou ainda que a importância do complexo acrílico de Camaçari vai além da quantidade de euros do investimento. “Sobretudo, é uma indústria que se incorpora a essa região do mundo, sendo a primeira do hemisfério, inédita em toda a América Latina. E, agora, presente no Brasil. Dando consistência à cadeia de petróleo, à cadeia de petroquímicos, à cadeia de polímeros do País. Isso vai permitir também que nós tenhamos uma vantagem em relação às questões relativas à balança comercial brasileira”.

Além disso, os insumos básicos que serão fabricados na Bahia para a indústria do País, como ácido acrílico e polímeros para absorventes, serão utilizados em produtos que colaboram para o maior conforto da população, como as fraldas para crianças e tintas fabricadas pelas empresas para “colorirem ainda mais nosso país”, comentou.