ASSINE
search button

Humberto Costa critica projeto que altera regras do pré-sal

Compartilhar

O senador Humberto Costa (PT-PE) se manifestou contra o projeto de lei que libera a Petrobras da função de operadora única no pré-sal e desobriga a estatal da participação mínima de 30% dos blocos licitados.

Humberto Costa disse que o Projeto de Lei do Senado (PLS), de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), vai prejudicar a estatal e fragilizá-la perante as empresas concorrentes estrangeiras.

Para o senador, a Petrobras é a maior e mais sólida empresa brasileira e tem toda a capacidade de explorar sua parcela fixa nos campos petrolíferos em funcionamento e nos que serão leiloados a partir do ano que vem.

"Essa proposta implode a condição da Petrobras como operadora única no pré-sal e abre as porteiras de um tesouro brasileiro para as multinacionais. É algo que, no nosso ponto de vista, solapa frontalmente a liderança da nossa maior empresa e a fragiliza diante das companhias estrangeiras, ansiosas por expandir sua presença no riquíssimo mercado brasileiro de óleo e de gás", afirmou Humberto Costa em pronunciamento no Plenário do Senado nesta quarta-feira (17).