ASSINE
search button

Venda de veículos tem retração de 27,49% em maio, segundo Fenabrave

Compartilhar

As vendas de veículos tiveram recuo de 27,49% no mês de maio na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo informou a Federação Nacional da distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No comparativo com abril, a redução foi de 3,04%, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira (1).

Os números são retirados da quantidade de emplacamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus que, em maio, foram 212.714 unidades. 

No acumulado de janeiro a maio, as vendas totais somam 1.106.476, com queda de 20,93% ante o mesmo período do ano anterior. A maior fatia de mercado ficou com os veículos comerciais leves, que tiveram queda de 26,2% no mês de maio em relação ao mesmo mês do ano passado. 

Segundo agência de classificação de risco Fitch Ratings, "a recente aceleração da queda de vendas de veículos no Brasil contribuirá para reduzir ainda mais as carteiras de financiamentos de veículos nos bancos do país. É mais uma dificuldade a ser enfrentada por instituições dependentes deste tipo de financiamento". 

A instituição acredita "ser improvável que o segmento automotivo se recupere no curto prazo. Adicionalmente, uma vez que o país provavelmente está perto do fim do ciclo de melhora de qualidade dos ativos em relação aos financiamentos de veículos e dada a expectativa de aumento do desemprego, a Fitch acredita que o índice de créditos em atraso (NPLs) aumentará até o final de 2015".